A ideia surgiu no sudoeste da índia. O escocês Toby McCartney trabalhava como voluntário em aterros sanitários, ajudando catadores a identificar o material que poderia ser reutilizado. Lá, naqueles lixões, ele conheceu uma forma um tanto quanto arriscada mas funcional de tapar buracos – com plásticos derretidos. Ao retornar para casa, Toby se juntou aos amigos Gordon Reid e Nick Burnett e, em abril de 2016, fundaram a MacRebur.
O sonho deles não era apenas remendar estradas, mas construí-las. Depois de muito pesquisar, Toby, Gordon e Nick chegaram ao aglutinante ideal. Esse composto dá a liga entre os resíduos plásticos, o betume e as pedras – reduzindo a quantidade de combustíveis fóssil usado no asfalto. Além de ecológicas, as rodovias da MacRebur são 60% mais resistentes do que as tradicionais. Como contêm plásticos, são mais flexíveis e resistem melhor aos movimentos de contração e expansão, naturais das mudanças climáticas. Para cada quilômetro de estrada, a empresa escocesa usa o equivalente a 684 mil garrafas e 1,8 milhão de sacolas de plástico. Toby, Gordon e Nick já levaram a novidade para a Inglaterra, Irlanda, Eslováquia, Suíça, Canadá, Estados Unidos, Nova Zelândia, Austrália, Arábia Saudita, Kuwait, Barein, África do Sul, Turquia e Chile. No ano passado, a MacRebur ganhou o European Business Award, na categoria responsabilidade social e consciência ambiental.
Lockerbie – Escócia